quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROPOSTA DE NOTÍCIA

PROPOSTA 1
ALUNA: ELIZABETH FERREIRA DE FREITAS
MATÍCULA : 20072603595 - ITAPERUNA
Informática na Educação
Como aplicar os recursos da informática para a produção do conhecimento?

De acordo com a autora do texto pesquisado nós professores somos convidados a refletir como aplicar os recursos de informática na educação de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno. E este questionamento é levantado por diversos educadores brasileiros.
Temos que pensar em primeiro lugar que o computador deve ser uma ferramenta de apoio na educação, é mais um recurso a ser utilizado e deverá contar com professores treinados e preparados para a utilização desse recurso.
É preciso montar um projeto pedagógico para a utilização do computador e o aluno não deve ser um mero digitador ou copiador de textos na internet que muitas vezes nem se dá o trabalho de ler. É preciso que o professor oriente  os alunos quanto ao uso de sites confiáveis.  O uso do computador deve produzir conhecimentos e o professor precisa ser um estimulador  e orientador desse processo.
O professor deve incentivar a criação do aluno e não colocá-lo de uma forma passiva diante do computador, fazendo só o que lhe é pedido. Ele deve incentivá-lo a usar planilhas de cálculos, criar fórmulas, gerar gráficos. Em editores de textos o aluno pode criar textos diversos, utilização de Power Point para inúmeras possibilidades de criação e outros.
Os recursos de informática na sala de aula não devem ser transformados como  a principal figura educacional. Professores e alunos devem  usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Desta forma, o aluno estará utilizando o computador como um intrumento que o prepara para o mercado de trabalho e para a vida.
Fonte:
Informática na Educação As aplicações dos recursos de informática na educação, uso da Internet, softwares educacionais

Um comentário:

  1. Beth
    O projeto pedagógico com o uso da informática deve valorizar a pesquisa e a criatividade do aluno ao ser o próprio autor de suas mensagens, como você mesma citou que o aluno não deve copiar da internet. Na construção do conhecimento o aluno utilizará a internet como apoio e não como único suporte. Interessantíssimo seu blog!

    ResponderExcluir